15:11h • 14 de Novembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

APMP divulga livro "Destino Cataratas do Iguaçu"

Associado escreveu sua aventura de novecentos quilômetro de caiaque

28/06/2018

O associado Rogério João Baggio, promotor de Justiça aposentado, lançou recentemente o livro “Destino Cataratas do Iguaçu - Novecentos quilômetros de caiaque e aventura”. A obra tem o selo editorial da Traços & Letras editora.

As mais de 500 páginas são resultado das vivências e experiências do associado durante as expedições de caiaque nas águas do Rio Iguaçu. Baggio conta que levou nessa aventura os olhos e a curiosidade de menino nascido na maternidade de Rio Negro, a menos de quinhentos metros do rio Negro. Levou também o entusiasmo e a força de jovem cadete da Academia do Guatupê, unindo, ainda, a imaginação e a segurança de promotor de Justiça que, no início dos anos 1990, atuou nas comarcas de Capanema e Foz do Iguaçu, ambas banhadas pelo Rio Iguaçu.

A obra encontra-se a venda no site da APMP no valor de R$ 80,00 para associados e dependentes. Solicite aqui seu exemplar.  

Sobre o Evento de Lançamento

O evento de lançamento foi realizado pelo autor no Salão Nobre da sede Administrativa da APMP, em Curitiba.

Em uma noite muito agradável, estiveram presentes vários associados, amigos, familiares e apreciadores de canoagem que lotaram o salão para saudar os aventureiros: o autor e sua esposa, Maria Bernadete.

Todos foram recepcionados com um coquetel enquanto o autor autografava os livros. No meio do evento, Rogério fez uma pausa nos autógrafos para fazer uma breve apresentação da obra. Inclusive, para demonstrar, pediu licença aos presentes e tirou o paletó para vestir a saia de neoprene, item indispensável na canoagem e que utilizou durante as expedições.

O autor dividiu com a APMP neste mês de junho o vídeo do evento. Assista aqui e veja como foi.

Confira abaixo algumas fotos do evento. 

Sobre o Livro

Partindo de Porto Amazonas (PR), Rogério João Baggio e sua esposa, Maria Bernadete Baggio, remaram com caiaque novecentos quilômetros pelo rio Iguaçu, que, segundo o autor, é o maior, o mais bonito e agreste rio do estado do Paraná. No início da tarde de 31 de outubro de 2015, concluíram a aventura desembarcando os seus caiaques oceânicos no Porto das Bananeiras, proximidades das Cataratas do Iguaçu.

Venceram essa travessia em oito expedições, quatro delas na companhia de amigos aventureiros.

A intenção do autor é levar o leitor a sentir-se como sendo um dos protagonistas da aventura, ora enfrentando águas revoltas das corredeiras, ora arrostando tempestades para depois, em contraste, contemplar a placidez das belas paisagens e desfrutar a paz de bucólicos e isolados acampamentos. 

Sobre o Autor

Rogério João Baggio nasceu em 06 de maio de 1949, em Rio Ne­gro (PR). Formou-se Oficial da Polícia Militar do Paraná, em 1971, pela Academia Policial Militar do Guatupê; graduou-se em Educação Física, pela Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, em 1975; e em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1983. No posto de capitão, deixou a Polícia Militar e ingressou no Ministério Pú­blico do Paraná, onde seguiu a carreira de promotor de Justiça e nessa função ministerial se aposentou.

Detentor de títulos paranaenses, paulistas e brasileiros, foi ati­rador da Polícia Militar do Paraná, do Santa Mônica Clube de Campo (Curitiba/PR) e do BTC - Bauru Tênis Clube (Bauru/SP).

 

Fotos do Evento de Lançamento