15:15h • 20 de Janeiro de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

APMP realizou Debate entre os candidatos a PGJ

Candidatos apresentaram suas propostas

11/03/2016

A APMP realizou na noite desta sexta-feira, 11 de março, o debate entre os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça do Paraná. A evento foi mediado pelo jornalista Herivelto Oliveira e foi transmitido por teleconferência.

O debate aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa da Associação, que fica localizado na Rua Mateus Leme, nº 2018, no 3º andar.  

Estiveram presentes, em ordem de antiguidade, os procuradores de Justiça Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini, Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer, Ivonei Sfoggia, Maria Lúcia de Figueiredo Moreira e Cláudio Rubino Zuan Esteves, e a promotora de Justiça Fernanda Nagl Garcez. O procurador de Justiça Bruno Sergio Galati não esteve presente e  justificou sua ausência em razão da grave situação de saúde de seu pai.

Os associados que não puderam acompanhar podem assistir ao debate clicando aqui (mediando login e senha do acesso restrito da APMP).

O Presidente da APMP, Cláudio Franco Felix, encerrou o debate solicitando que todos  os presentes saudassem com uma salva de palmas os  candidatos que brilhantemente e de forma educada apresentaram suas ideias.

O debate contou com o apoio da Fundação Escola do Ministério Público - FEMPAR.

Sobre a Eleição

A eleição acontecerá na próxima segunda-feira, 14 de março, das 9 às 17 horas ,mediante voto direto, plurinominal (cada eleitor poderá votar em até três candidatos) e secreto, exclusivamente pela internet, com acesso mediante login e senha institucionais. Os membros do Ministério Público do Paraná escolherão os nomes que irão compor lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. 


Têm direito a voto todos os membros do MP-PR em exercício, à exceção de casos previstos no art. 2º, parágrafo único, da Resolução nº 3/16, do Colégio de Procuradores de Justiça. A Comissão Eleitoral providenciou nesta quarta-feira (9) a assinatura digital das células eleitorais eletrônicas que serão utilizadas na eleição, o que garantirá a inviolabilidade e o sigilo dos votos. 

Saiba mais sobre a eleição aqui.

 

Currículo dos candidatos

Bruno Sergio Galati ingressou no Ministério Público em 27 de junho de 1985 e atuou nas comarcas de Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Realeza, Nova Fatima, Francisco Beltrão, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba. No ano de 2002, foi promovido a procurador de Justiça, estando lotado no 2º Grupo Cível.

Membro do Ministério Público desde 13 de julho de 1988, Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini atuou nas comarcas de Guaíra, Iporã, Alto Piquiri, Cruzeiro do Oeste, Apucarana, Ponta Grossa e Curitiba. Em 2011 foi nomeado procurador de Justiça, atuando no 6º Grupo Cível.

Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer ingressou no Ministério Público em 13 de setembro de 1989 e atuou nas comarcas de São José dos Pinhais, Nova Fatima, Mambore, Palmas, Londrina e Curitiba. Em 2011 foi promovido a procurador de Justiça e está lotado no 6º Grupo Cível.

Ivonei Sfoggia é membro do Ministério Público desde 22 de dezembro de 1990 e atuou nas comarcas de São José dos Pinhais, Dois Vizinhos, Morretes, Pato Branco, Paranavaí, Londrina e Curitiba.  Em 2011 foi promovido a procurador de Justiça e está lotado no 3º Grupo Criminal.

Maria Lúcia Figueiredo Moreira ingressou no Ministério Público em 1º de abril de 1991 e atuou nas comarcas de Francisco Beltrão, Colombo, Cândido de Abreu, Marechal Cândido Rondon, Cascavel e Curitiba. Em 2013 foi promovida a procuradora de Justiça e atua no 6º Grupo Cível.

Membro do Ministério Público desde 20 de novembro de 1991, Cláudio Rubino Zuan Esteves atuou nas comarcas de São José dos Pinhais, Apucarana, Matelândia, Capanema, Astorga e Londrina.  Em 2015 foi promovido a procurador de Justiça e está lotado no 2º Grupo Criminal.

Fernanda Nagl Garcez ingressou no Ministério Público em 15 de agosto de 1997 e atuou nas comarcas de Irati, Ubiratã, Laranjeiras do Sul, Campo Mourão, Toledo, Cascavel e Curitiba. Atualmente está designada na Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde de Curitiba.