00:15h • 22 de Outubro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

APMP traz palestra internacional com Juan Carlos Ferré Olivé durante lançamento de livro

Com o tema "Corrupção: Realidade Espanhola e Perspectiva Brasileira", o evento trará a experiência do professor na área criminal

04/08/2014

A Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) vai realizar uma palestra sobre direito e corrupção com o professor da Universidade de Huelva, da Argentina, Juan Carlos Ferré Olivé. O evento, que abordará o tema “Corrupção: Realidade Espanhola e Perspectiva Brasileira”, acontecerá no dia 13 de agosto, a partir das 19h, no salão de festas da associação.

Ferré Olivé é professor de Direito Penal  e responsável pela formação de vários profissionais da área, trará questões relativas à área, assim como o panorama do assunto corrupção e a sua pertinência no cenário espanhol e brasileiro.

 

Currículo Ferré Olivé

Juan Carlos Ferré Olivé é Vice-Presidente do Conselho de Curadores da Universidade da Huelva Criminal Law. Formado em Direito pela Universidade de Buenos Aires (1983) e pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca na Espanha (1987), tornou se docente em 1995.

 

Ao longo de sua carreira Olivé acumula muitas homenagens, principalmente pelo seu engajamento no intercâmbio de alunos e docentes da Universidade de Salamanca com as instituições europeias. Em 1995, auxiliou na criação dos cursos de pós-graduação em Direito, sendo convidado a dar aula na área de Direito Penal na Universidade de Huelva, em 1996.

 

Em 1999, foi convocado pela Universidade de Salamanca para lecionar Ciências Criminais, formando o curso e tornando-se coordenador do curso posteriormente. Até 2003 realizou pesquisas e formou advogados de toda América-latina das diversas áreas. Durante esse período foi responsável pela implantação das sedes da Universidade de Salamanca na Colômbia e na Argentina, com amplo êxito e reconhecimento na área do direito.

 

Ele voltou a Universidade de Huelva em 2004, como Vice-Presidente Executivo do conselho de Curadores da Huelva Criminal Law Foundation, realizando pesquisas na área jurídica e projetos para a universidade, onde permanece até hoje.

 

Grupo de Estudos lança livro

Ainda, no dia 13 de agosto acontecerá pela editora Juruá o lançamento do livro do grupo de estudos coordenado pelo Procurador de Justiça, Paulo Cesar Busato. A obra “Teoria da Pena - Série Direito Penal Baseado em Casos” será apresentada às 19h, no salão de festas na sede da APMP. Logo após o lançamento, às 19h30, o professor convidado realizará a palestra aos presentes e, em seguida, haverá sessão de autógrafos com coquetel.

Haverá venda do livro no local.

Sobre o Livro

O livro “Teoria da Pena – Série Direito Penal Baseado em Casos” tem como coordenador o associado Paulo César Busato e organizador o associado Alexey Choi Caruncho. A obra que foi concebida e publicada num espaço de três anos, agora em seu epílogo, chega às mãos do leitor na série Direito Penal Baseado em Casos. Superando a proposta da mera compilação de artigos, os volumes tiveram um fio condutor permanente. Com a crença de que o conhecimento jurídico é, antes de tudo, um conhecimento prático, dominado por uma lógica que associa fato e norma em torno de uma hermenêutica axiológica própria, verificou-se que o caso concreto, muitas vezes, é a forma mais eficaz na fixação das ideias teóricas. Mesmo porque, a partir da experiência de muitos professores do Grupo, revelou-se que a práxis do ensino jurídico-penal se ancoranum discurso teórico que é despejado para os alunos sem qualquer vinculação mais estreita à sua aplicabilidade. Assim, pensando nisso e visando o aprimoramento do ensino jurídico, a proposta foi a de compor um material didático voltado à aprendizagem que invertesse metodologicamente a apresentação do Direito Penal, sem perder de vista o aprofundamento teórico e crítico que lhe é necessário.