23:17h • 20 de Setembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Lançamento do livro "Destino Cataratas do Iguaçu" ocorre nesta sexta (20)

Associado Rogério João Baggio divide suas aventuras no rio Iguaçu

18/04/2018

O associado Rogério João Baggio, promotor de Justiça aposentado, convida a todos os associados, colegas e familiares para o lançamento do livro de sua autoria "Destino Cataratas do Iguaçu - Novecentos quilômetros de caiaque e aventura". O lançamento da obra ocorrerá nesta sexta-feira, 20 de abril, a partir das 19h, no Salão Nobre da sede administrativa da APMP, em Curitiba. O livro tem selo editorial da Traços & Letras editora.

Conforme o associado Rogério Baggio, essa aventura é resultado de suas vivências e experiências. Baggio conta que levou, nessa aventura, os olhos e a curiosidade de menino nascido na maternidade de Rio Negro, a menos de quinhentos metros do Rio Negro. Levou também o entusiasmo e a força de jovem cadete da Academia do Guatupê, unindo ainda, a imaginação e a segurança de promotor de Justiça que, no início dos anos 1990, atuou nas comarcas de Capanema e Foz do Iguaçu, ambas banhadas pelo Rio Iguaçu.

Sobre o Livro

Partindo de Porto Amazonas (PR), Rogério João Baggio e sua esposa, Maria Bernadete Baggio, remaram com caiaque novecentos quilômetros pelo rio Iguaçu, que, segundo o autor, é o maior, o mais bonito e agreste rio do estado do Paraná. No início da tarde de 31 de outubro de 2015, concluíram a aventura desembarcando os seus caiaques oceânicos no Porto das Bananeiras, proximidades das Cataratas do Iguaçu.

Venceram essa travessia em oito expedições, quatro delas na companhia de amigos aventureiros. Por ser o segundo trecho de rio mais poluído do país, deixaram de navegar os cem quilômetros ini­ciais do Iguaçu.

A intenção do autor é levar o leitor a sentir-se como sendo um dos protago­nistas da aventura, ora enfrentando águas revoltas das corredeiras, ora arrostando tempestades para depois, em contraste, contemplar a placidez das belas paisagens e desfrutar a paz de bucólicos e isola­dos acampamentos.

Sobre o Autor

Rogério João Baggio nasceu em 06 de maio de 1949, em Rio Ne­gro (PR). Filho de Romão Baggio e Dolores Baggio; é casado com Maria Bernadete Baggio e com ela tem os filhos Luciane Baggio Losso e Rodri­go Otávio Baungartner Baggio.

Formou-se Oficial da Polícia Militar do Paraná, em 1971, pela Academia Policial Militar do Guatupê; graduou-se em Educação Física, pela Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, em 1975; e em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1983. No posto de capitão, deixou a Polícia Militar e ingressou no Ministério Pú­blico do Paraná, onde seguiu a carreira de promotor de Justiça e nessa função ministerial se aposentou.

Detentor de títulos paranaenses, paulistas e brasileiros, foi ati­rador da Polícia Militar do Paraná, do Santa Mônica Clube de Campo (Curitiba/PR) e do BTC - Bauru Tênis Clube (Bauru/SP).

 

Programação

19h: Recepção dos convidados

19h30: Apresentação da obra

20h às 22h: Coquetel e sessão de autógrafos

 

Serviço

Valor da obra: R$ 80,00

Local: Salão Nobre da APMP – Rua Mateus Leme, 2018, 3º andar - Centro Cívico, Curitiba/PR

Contatos: 41 3352-2919 (APMP) ou 41 99906-0716 (autor)