21:01h • 12 de Novembro de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Leonardo Boff falou sobre ecologia, ética e espiritualidade na APMP

Café com Letras reuniu associados e convidados

01/07/2015

A Diretoria Cultural da APMP realizou no dia 23 de junho a nona edição do Café com Letras. Dezenas de associados, familiares e convidados estiveram presentes para prestigiar o convidado da noite: Leonardo Boff.

O evento teve início com o tradicional café de confraternização e sessão de autógrafos com Boff.

Logo em seguida, o teólogo iniciou sua palestra com o tema Ecologia. Leonardo Boff trouxe aos participantes um novo olhar para nossa casa comum, o planeta terra. Alertou “será a ecologia que decidirá o futuro da humanidade”, por isso, afirmou que a população precisa ter consciência de que estamos sobre uma ameaça grave, diante da incontrolável exploração e falta de cuidado com nosso planeta.

Boff propõe uma nova forma de relação com a Terra, uma relação de cooperação e não de exploração. Com essa nova forma de vida, baseada na cooperação, citou os quatros “Rs” essenciais na vida do ser humano, para que sejamos mais com menos: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar.

Segundo Leonardo Boff “tudo que cuidamos nós amamos e tudo que amamos nós cuidados” e ainda acrescentou “tudo que é cuidado dura muito mais”.

Finalizou a primeira parte da palestra exaltando a nova encíclica do Papa Francisco, recém-publicada, “Laudato Si” (Sobre o cuidado da casa comum). O documento trata da ecologia humana, além de trabalhar as problemáticas e os desafios da preservação ambiental. Boff ressaltou sua opinião sobre o documento, dizendo que está muito bem escrito e que pode ser lido por todos, por se tratar de um tema de interesse universal.

Entrando já no segundo tema do encontro, Boff afirmou que a ética não é apenas teorias, mas sim práticas e ações. Segundo o convidado a ética é baseada em duas experiências. A primeira é a forma como a pessoa organiza a morada humana, a experiência existencial, como organizamos hoje as cidades, os estados, os países. Já a segunda experiência é o encontro com o outro, como eu o acolho. E neste ponto falou sobre a ética da convivência e da cordialidade.

Lembrou que nos dias atuais, grande parte das pessoas não querem mais estar juntos, viver em comunidade, ter a corresponsabilidade, mas que é necessário a ética da responsabilidade comum, da solidariedade e da cooperação.

Para finalizar, entrou no tema da Espiritualidade e explicou que esta é totalmente diferente da religiosidade. Leonardo Boff esclareceu que a espiritualidade é uma dimensão que todos os seres humanos possuem. Segundo o teólogo cuidaremos melhor de nosso planeta quando as pessoas forem mais espirituais.

Para o convidado, uma espiritualidade que ligue todas as coisas teria como efeito a felicidade, sendo esta última, a busca incessante do ser humano.

Após a palestra Boff respondeu os questionamentos dos presentes e foi saudado por todos com uma intensa salva de palmas.

Confira aqui as fotos do evento.