Institucional

Saiba mais sobre a APMP

Lutas, reivindicações, conquistas e vitórias. A Associação Paranaense do Ministério Público está há mais de 62 anos defendendo os interesses dos membros do Ministério Público do Paraná. Sua origem está ligada ao primeiro Congresso Estadual do MP, realizado em 1951, na capital paranaense. 

O encontro trouxe para o Estado diversos temas institucionais e um deles era a criação de um órgão classista próprio, destinado a congregar seus agentes, postular seus interesses e promover a evolução da Instituição. Dois Estados do Brasil já possuíam associação voltada para os interesses da classe: São Paulo e Rio Grande do Sul. O encontro estadual aconteceu no salão nobre do Colégio Estadual do Paraná e foi presidido pelo Procurador-Geral do Estado, o advogado Manoel Linhares de Lacerda. 

Fundada no dia 6 de setembro de 1951, a Associação Paranaense do Ministério Público é um marco na história do Ministério Público Estadual. Foi através da forte atuação da entidade de classe que muitas iniciativas e projetos puderam ser colocados em prática e direitos puderam ser defendidos.

Ser reconhecida como instituição de acolhimento dos associados, nos diversos aspectos da vida.

Zelar pelos interesses dos associados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e desempenho profissional.

Democracia, credibilidade, independência, ética e efetividade correspondem aos princípios mais perenes da Instituição. Todas as decisões e atitudes da diretoria da entidade, no desempenho de suas responsabilidades, baseiam-se nesses valores.

Clique aqui para baixar e ler o Estatuto da Associação Paranaense do Ministério Público.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.