APMP prestigiou posse de Cláudio Smirne Diniz ao cargo de Desembargador

Sessão solene foi realizada no dia 31 de maio
4 de junho de 2021 > Diretoria

Na última segunda-feira, 31 de maio, o Presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, esteve presente na sessão solene de posse de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Na ocasião, Cláudio Smirne Diniz foi empossado no cargo e agora integra as cadeiras do Judiciário Paranaense. 

A posse foi realizada no Pleno do Tribunal e, em razão das medidas sanitárias e de distanciamento para prevenção ao contágio da COVID-19, a cerimônia foi restrita, tendo sido transmitida pelo Canal do TJPR no YouTube (assista aqui). 

Centenas de pessoas acompanharam a transmissão ao vivo, inclusive diversos associados da APMP e amigos deixaram palavras de felicitações ao desembargador recém-empossado.

Cláudio assume a cadeira deixada pelo Desembargador Clayton Camargo que aposentou em março, aos 75 anos. Após lista sêxtupla, indicada pelo Ministério Público do Paraná, e lista tríplice encaminhada ao executivo, pelo TJPR, Diniz foi o nome escolhido pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior para assumir o cargo de Desembargador. O magistrado passa a compor o corpo de Desembargadores, preenchendo vaga destinada aos membros do Ministério Público e advogados, em observância ao quinto constitucional. 

Durante a cerimônia, Smirne recebeu de sua esposa, a associada da APMP Hirminia Dorigan de Matos Diniz, e de seu filho, José, a veste talar de Desembargador de Justiça.

Em seu discurso, declarou que pretende fornecer à população a prestação jurisdicional fortalecida na valorização da Justiça e na liberdade de cada um. "Audaciosamente desejo que, ao longo dessa nova etapa, eu tenha sabedoria e lucidez, saúde e serenidade para que possa agir no sentido da manutenção da respeitabilidade desta Corte, projetar em inabalável valorização de toda Magistratura paranaense, laborar para o permanente fortalecimento dos pressupostos da função jurisdicional, manifestados na independência do seu exercício e na credibilidade de suas decisões. Tudo a se reverter integralmente em prol da Justiça nas relações sociais e na liberdade das pessoas", afirmou.

Na ocasião, em nome do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Gilberto Giacoia, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, fez o uso da palavra e falou sobre a importância do Judiciário e do Ministério Público, principalmente na defesa intransigente e incondicional da democracia. Ressaltou ainda a importância dela, da democracia, conviver ao lado dos direitos fundamentais. Continuou afirmando que o momento era de veredas e não de sertões, citando Guimarães Rosa, e destacou as inúmeras qualidades do outrora Promotor de Justiça do MPPR. Mauro declarou que o MP do Paraná teve sorte em ter em seus quadros um membro com a envergadura de Smirne e que agora a magistratura do Paraná recebia uma das maiores estrelas do Parquet araucariano, para somar ainda mais com uma das melhores cortes de justiça do país.

Autoridades 

Também participaram do evento o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres; o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Ademar Traiano; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Tito Campos de Paula; a Procuradora do Município, Vanessa Volpi Bellergard Palácios, representando, neste ato, o Prefeito Municipal de Curitiba, Rafael Greca; o Chefe da Casa Civil, Guto Silva; o Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder; o Defensor Público-Geral do Estado, Eduardo Pião Ortiz Abraão; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná, Cassio Lisandro Telles; o Diretor da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, Eduardo Augusto Salomão Cambi; os Promotores de Justiça Paulo Sérgio Markowicz de Lima e Fernando da Silva Mattos, Diretor de Defesa de Prerrogativas da APMP. 

De forma remota, participaram da solenidade, ainda, mais algumas autoridades, como o Ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin; os Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça Luiz Fernando Thomasi Keppen e Maria Tereza Uille Gomes – associada da APMP; o Presidente da Escola da Magistratura do Paraná, Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão, neste ato representando a Associação dos Magistrados do Paraná.

A Diretoria da APMP deseja sucesso nesta nova etapa da carreira profissional ao eterno associado Cláudio Smirne Diniz, fazendo votos de uma profícua e brilhante atuação, agora na magistratura paranaense. Ao tempo, a Associação agradece pelos anos dedicados ao Ministério Público e à nossa Entidade de Classe. 

Com informações e fotos: TJPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.