Assembleia Geral Extraordinária aprovou novo regulamento da Mútua

O documento foi aprovado por 92% dos associados mutuários presentes na AGE do dia 16 de outubro de 2020
21 de outubro de 2020 > Diretoria, Mútua

Na última sexta-feira, 16 de outubro, os associados mutuários, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), votaram e aprovaram o novo regulamento da Mútua.

A AGE teve início às 18h, em 1ª convocação, e às 18h15, em 2ª Convocação, e ocorreu em Curitiba, em formato hibrido, com participação presencial limitada, em razão da pandemia, e com transmissão on-line (assista aqui). Cerca de 50 associados participaram nas duas modalidades e aprovaram o novo regulamento da Mútua, com 52 votos favoráveis, 02 votos contrários e 01 abstenção.

Com a aprovação, o novo regulamento entrou em vigor já na data da Assembleia.  Entre os aperfeiçoamentos do documento, está a criação do Fundo de Contingência com a instituição de uma mensalidade de R$ 40,00, a ser descontada mensalmente de todos os mutuários e destinada exclusivamente à composição desse Fundo. Os descontos mensais começam a ocorrer no mês de novembro de 2020.

Vale ressaltar que os próprios mutuários escolheram a forma de captação do Fundo de Contingência em enquete que possibilitou a democratização da discussão, com a significativa participação de mais de 70% (setenta por cento) dos mutuários. A enquete pôde ser respondida de 28 de agosto a 09 de outubro de 2020 (veja mais sobre a votação aqui).

O processo de mudança da Mútua teve início em setembro de 2019, quando a Diretoria da APMP, motivada pela Diretoria Operacional da Mútua, contratou empresa especializada para realizar Estudo Atuarial e, no estudo, foi identificada a necessidade da criação dessa reserva técnica para a segurança do Órgão Operacional da Associação.

A partir de então, a Diretoria realizou uma série de reuniões internas que resultaram, no dia 17 de julho de 2020, na aprovação pela Diretoria do novo regulamento que seria então apresentado aos associados (leia mais aqui). 

No final de agosto de 2020, a Diretoria da APMP disponibilizou o documento para consulta aos associados em hotsite no portal institucional desta Entidade de Classe (veja aqui) e divulgou amplamente o material para os mutuários.

Com a finalidade de ouvir os associados e oportunizar um momento de debate, com a apresentação do novo regulamento e de todo esse processo de estudo e aprimoramento da Mútua, de 15 de setembro a 09 de outubro de 2020, a Diretoria da APMP realizou 16 reuniões virtuais com os Grupos de Estudos, com os Inativos e com os Procuradores de Justiça. A Diretoria também realizou atendimentos presenciais agendados, seguindo todas as exigências sanitárias, em razão do novo coronavírus, para apresentar e tirar as dúvidas dos associados que não puderam participar dos encontros on-line.

Assim, o Presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, destacou que a alteração do Regulamento da Mútua foi um processo de amadurecimento técnico, com base em dados científicos sólidos, e que envolveram todos os associados em discussões transparentes e democráticas.

Ainda, ressaltou que esse é um momento histórico à APMP, já que 70% dos mutuários participaram da enquete que escolheu a opção para a Formação do Fundo de Contingência e 92% dos votos da Assembleia aprovaram o novo documento.

Por fim, André agradeceu o trabalho e a participação efetiva de todos os membros da Diretoria da Associação e atribuiu a eles esse importante resultado nesse processo.

Leia aqui o novo regulamento da Mútua.

Para mais informações sobre a Mútua, seguem os contatos:  (41) 99907-7415 e mutua@apmppr.org.br.

Confira todas as fotos aqui.

Assembleia Geral Extraordinária

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.