Entidades solicitam participação paritária em comissão criada para reformar legislação sobre lavagem

Saiba mais
6 de outubro de 2020 > Acompanhamento Legislativo, Gerais

Entidades associativas representantes de membros do Ministério Público, Auditores Fiscais, Delegados Federais, Carreiras Típicas de Estado e Auditores de Controle Interno Público protocolaram, nesta terça-feira (06), requerimento ao presidente da Câmara dos Deputados solicitando a participação paritária das carreiras responsáveis pelo combate ao crime de lavagem de dinheiro e afins na comissão de juristas recentemente criada. A comissão é responsável por elaborar o anteprojeto de reforma da Lei nº 9.613/1998, que institui o delito de lavagem de capitais e dispõe sobre mecanismos de repressão a? criminalidade econômica, expor e ao final requestar.

Até o momento, foram designados 44 membros para a comissão, sendo que 24 são oriundos da advocacia, 13 são membros do Poder Judiciário e 7 são membros do Ministério Público. “[...] as entidades manifestam preocupação com a ausência na presente Comissão de diversos atores diretamente envolvidos no Sistema Brasileiro de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro [...] Há diversos agentes públicos com expertise para contribuir no presente debate e aperfeiçoamento legislativo”.

“Diante desse contexto, as entidades subscritoras do presente, manifestam o desiderato de contribuir com os trabalhos e explicitam seja levado em conta a necessidade de maior amplitude do debate, inclusive com a sugestão de que a composição da comissão seja paritária, possibilitando assim, que todos os atores envolvidos no trabalho de repressão e combate à lavagem de dinheiro tenham participação ativa no processo dialético legislativo”, afirma o documento.

Com informações: CONAMP.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.