Marcello Augusto Cleto Melluso é empossado Procurador de Justiça

APMP esteve presente na solenidade de posse
29 de março de 2021 > Diretoria

Com suas características de discrição, diálogo, liderança positiva e compromisso, o Marcello representa aquilo que nós mais precisamos neste momento: união, equilíbrio, tranquilidade e racionalidade”. Esta foi parte da fala do Presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, na solenidade de posse do associado Marcello Augusto Cleto Melluso ao cargo de Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR).

A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Gilberto Giacoia, e ocorreu na última sexta-feira, 26 de março, na sede do MPPR, em Curitiba, com restrição de público, em virtude da adoção de medidas sanitárias e de distanciamento para prevenção ao contágio da Covid-19.

Durante a sessão solene, Marcello recebeu a tradicional veste talar, que foi colocada por sua esposa, a Procuradora Federal Angela Monteiro Tavares da Silva Melluso. Em seguida, prestou o compromisso legal ao assumir o novo cargo e assinou o termo de posse, lido pelo associado Paulo Sérgio Markowicz de Lima, Promotor de Justiça e Secretário do Conselho Superior do Ministério Público.

Em seu discurso, André também falou sobre suas lembranças de convívio com o empossando, na época em que era estagiário na Promotoria de Investigação Criminal, nos anos 90. “Naquela equipe, o Marcello foi um dos que plantou a semente do que hoje é o Gaeco, uma referência nacional no combate à criminalidade organizada e no controle externo da atividade policial. Lembro o quanto eu, como estagiário, o admirava por sua extrema qualidade técnica e domínio do Direito”, contou. 

Representando o Colégio de Procuradores de Justiça, Adauto Salvador Reis Facco recebeu o colega e relembrou o período em que atuaram juntos na mesma Promotoria de Justiça. “Marcello sempre soube superar as divergências, mantendo um ambiente de respeito mútuo, graças ao seu modo de atuar na coordenação. Em nosso convívio, percebi suas virtudes de temperança, dedicação, caráter e combatividade. Ele reúne todos os critérios para assumir as funções de procurador de Justiça”, afirmou.

Para o PGJ, Gilberto Giacoia, foi um honrado privilégio anunciar o ingresso ao Colégio de Procuradores de um ribeirão-clarense, que segundo Giacoia, traz no seu coração a sensibilidade dicotômica de uma bela cultura familiar, os Melluso e os Cleto. Ainda, em seu discurso ressaltou que a ascensão ao cargo de Procurador de Justiça é a coroação de uma carreira dedicada à boa causa. “O ideal do Ministério Público, inspirado na vocação de servir à sociedade, é o de contribuir para a construção de um mundo melhor, combatendo o amargo dueto da dor e do sofrimento que ainda caracteriza segmentos expressivos do povo brasileiro”, finalizou.

O empossado, Marcello Augusto Cleto Melluso, em seu discurso de posse agradeceu a Deus, homenageou a família e ressaltou a formação moral oferecida pelos pais, a advogada Maria Regina e o falecido Procurador de Justiça Augusto Melluso. “Meu pai foi um homem justo, que educou a família mostrando precocemente a diferença entre o certo e o errado, entre o justo e o injusto e entre o bem e o mal”, declarou. 

O associado também aconselhou os colegas de Ministério Público a jamais perderem a fé na construção de uma sociedade justa, livre e solidária, “pois somente a defesa intransigente do interesse público traduz a combatividade acirrada”.

Também compuseram a mesa de honra da posse o Corregedor-Geral do MPPR, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, e o Ouvidor-Geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi.

Trajetória

Marcello Augusto Cleto Melluso graduou-se em Direito na Universidade Federal do Paraná, em 1991. No mesmo ano, ingressou no MPPR, atuando nas comarcas de União da Vitória, Carlópolis, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel e Curitiba. Na capital, trabalhou na Promotoria de Investigação Criminal, Varas da Fazenda Pública, Vara de Adolescentes Infratores, Varas Cíveis e CAOP de Fundações e Terceiro Setor.

Possui pós-graduação no curso MP Democrático, pela Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar), e participou do curso “Organização Criminal Mafiosa e Lavagem de Dinheiro”, na Universitá Degli Studi di Palermo, na Itália.

Com informações e Fotos: MPPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.