Reforma Administrativa: CONAMP participou de audiência pública na Câmara dos Deputados

CONAMP é contra inclusão das magistraturas e do MP e contra o texto da PEC 32
8 de julho de 2021 > Acompanhamento Legislativo, Gerais

Em audiência pública realizada no dia 06 de julho, o Presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, afirmou que a entidade é contra a inclusão das carreiras da Magistratura e do Ministério Público na reforma administrativa. Ele acrescentou que é contra o atual texto da PEC 32/2020.

A inclusão através de emenda é um desrespeito ao princípio da separação dos poderes e a toda teoria constitucional. Não é desta forma que se exercita o check and balance, o controle entre os poderes. A independência do Judiciário e a autonomia do Ministério Público estão em risco”. Murrieta ressaltou que o desrespeito ao princípio da separação dos poderes permite interferências entre Executivo, Legislativo e Judiciário. “No momento em que é aceito o desrespeito à cláusula pétrea e ao constituinte originário, é permitido qualquer avanço sobre princípios basilares da República e do Estado Democrático de Direito”.

Conforme o presidente da CONAMP, o regime jurídico próprio e diferenciado da Magistratura e do Ministério Público é uma garantia da sociedade de que juízes e promotores terão dedicação exclusiva às funções constitucionais, estando afastados para julgar e atuar sem contaminações. “Estabilidade e independência são fundamentais para o correto exercício e bem servir à sociedade brasileira”, disse.

Murrieta pontuou que a entidade está preocupada com os impactos da PEC 32 em todo o serviço público brasileiro, não apenas na Magistratura e no Ministério Público. “Os servidores não podem ser colocados como culpados a cada crise que surge. Estamos em uma agenda necessária de mudanças, mas o ponto de partida não pode ser simplesmente econômico, deve ser de proteção da sociedade e eficiência do serviço público”.

A audiência pública foi promovida pela comissão especial que analisa a PEC 32 na Câmara dos Deputados. 

Confira abaixo a íntegra da participação do Presidente da CONAMP: 

Com informações e Fotos: CONAMP

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.